PRESERVAÇÃO

GUARNAE-RF desenvolve projeto de revitalização de aeronaves históricas

Projeto tem por finalidade restaurar as aeronaves monumentos que ocupam posição de destaque em Organizações Militares da Guarnição
Publicada em: 01/11/2023 14:03
Imprimir
Fonte: II COMAR, por Sargento Arthur Duarte
Edição: Agência Força Aérea

A Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), ao longo do ano de 2023, tem concentrado esforços no sentido de pôr em prática o projeto de revitalização e restauração de aeronaves militares monumentos, localizadas nas Organizações Militares (OM) sediadas no Grande Recife. Para tanto, foi instituída, por intermédio da Portaria COMAR2 N°48/SAdm, de 12 de junho de 2023, a Comissão de Preservação das Aeronaves Expostas da Guarnição de Aeronáutica de Recife.

O programa, gerenciado pelo Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), tem por objetivo recuperar as aeronaves, que por ação do tempo e exposição ao sol e à chuva, encontravam-se deterioradas, apresentando assim defeitos estéticos e funcionais. O serviço realizado abrange o tratamento anticorrosivo, a recuperação estrutural, a pintura, o polimento, bem como o emprego de toda uma rede de infraestrutura logística relacionada ao material e transporte, a qual é suportada por meio de ações executadas pela Base Aérea de Recife (BARF) e pelo Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF).

Os modelos TF-33 Shooting Star e HS-125 Hawker, localizados em frente ao Prédio do Comando do II COMAR e do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), respectivamente, foram os primeiros modelos a serem restaurados, sendo o marco inicial das atividades.

A aeronave AT-26 Xavante, que se encontra no Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF), a terceira a ser recuperada, tem uma localização privilegiada e atrai o olhar das pessoas que passam pela orla da Praia de Boa Viagem, localizado na zona sul da capital pernambucana.

O projeto prevê, ainda, a recuperação de uma aeronave HS-125 Hawker e mais cinco aeronaves AT-26 Xavante, localizadas no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), BARF, Prefeitura de Aeronáutica de Recife (PARF), Colégio Militar do Recife (CMR) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha (DTCEA-FN).

Fotos: Sargento Gullity Igor (GAP-RF)